Frio pode ter matado os últimos neandertais
IAN HERBERT

DO "INDEPENDENT"

Eles habitaram uma zona que ia da Ásia a Portugal, e sumiram do mapa há cerca de 24 mil anos. Mas, no final, foi um inimigo cada vez mais familiar -a mudança climática- que acabou com nossos primos evolutivos, os neandertais. É o que sugere uma nova pesquisa.
Esses humanos primitivos encontraram seu último refúgio em Gibraltar, cujas matas, pântanos e litoral permitiam que os remanescentes da espécie (já eliminada no restante da Europa) seguissem com seu modo de vida.
Mas então uma queda súbita nas temperaturas, dizem cientistas, deu o golpe de misericórdia nas populações neandertais do sul da península Ibérica.
Clive Finlayson, do Museu de Gibraltar, é um dos pesquisadores que revelaram no ano passado os restos das últimas gerações de neandertal. Ele disse que colunas de sedimento escavadas no leito marinho perto das ilhas Baleares fornecem a pista sobre o destino final do Homo neanderthalensis.
Os sedimentos mostram uma queda de até 14C na temperatura da superfície do mar há 24 mil anos em comparação com os dias de hoje. Também houve maior deposição de areia no mar e uma queda no volume dos rios.
"Coisas como os carvalhos e as oliveiras, que estão aí até hoje, conseguiram sobreviver. Mas uma população muito fragmentada e estressada de neandertais -e talvez outros elementos da fauna- não conseguiram", disse Finlayson.
As causas do resfriamento ainda não são conhecidas. Mas o evento foi o mais grave a região havia experimentado em 250 mil anos. O estudo foi publicado pela revista "Quaternary Science Reviews".
[Folha de São Paulo, 22 de fevereiro de 2007]
0 Responses