Arquiteto diz ter descoberto como pirâmide foi construída

STEVE CONNOR, DO "INDEPENDENT"
Um arquiteto francês diz acreditar ter resolvido um dos problemas mais intrigantes da história da construção: como os egípcios puderam erguer a pirâmide de Quéops sem usar rodas ou instrumentos de ferro.
Jean-Pierre Houdin apresentará hoje em Paris um modelo, resultado de oito anos de trabalho, mostrando como a Grande Pirâmide de Gizé foi construída, de dentro para fora.
Ele proporá que os antigos egípcios carregaram os blocos de rocha por uma rampa interna que formava um túnel em espiral dentro do muro externo do edifício -um túnel que deve existir ainda hoje, afirma Houdin.
Com a ajuda de um programa de computador especial, Houdin simulou em 3D como os blocos de calcário e granito que formam a pirâmide foram assentados. Segundo ele, a construção de dentro para fora explicaria por que a Câmara do Rei (que abriga o túmulo do faraó) tinha cinco tetos de granito em vez de um.
A primeira tentativa de explicar a construção da Grande Pirâmide foi feita pelo historiador grego Heródoto, que viajou para o Egito em 450 a.C. (2.000 anos após a construção do monumento). Ele propôs que as pedras foram içadas com o uso de uma série de máquinas, algo de que os engenheiros duvidam nos dias de hoje.
Outra teoria dá conta de que uma rampa externa gigante foi construída para levar os blocos até o alto. Mas, segundo cálculos feitos, essa rampa precisaria de tanto material quanto a pirâmide.
A idéia da rampa interna também levanta o problema do entulho. Mas Houdin diz que esse entulho foi deixado dentro da pirâmide.
Uma evidência crucial a apoiar a idéia da rampa interna, afirma, é um teste de microgravidade feito por franceses em 1986, que mostra uma estrutura menos densa em forma de espiral dentro da pirâmide.


[Folha de São Paulo, 30/03/2007]
0 Responses