Para que serve mesmo o ENEM?

Enquanto atualizo este blog, milhares de jovens se submetem ao segundo dia de provas do novo ENEM. Uma verdadeira e, vistas as provas do primeiro dia, estúpida maratona. Ontem (05/12), foi dia das Ciências Humanas e suas Tecnologias (sic). Dei uma olhadas nas questões de história... E a primeira questão que li, sobre o Egito antigo, não tem resposta... A continuidade da leitura mostrou-me uma prova tradicional, essencialmente conteudista (desculpem, mas não resisti a tentação e, embora o abomine, usei o termo). Para onde foi aquele negócio de raciocínio, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transverlalidade... e outros termos tão na moda???
Ah! A idéia inicial do ENEM era avaliar o Ensino Médio. Hoje, os cursinhos recomendavam aos seus alunos não perder tempo com a redação (exceto em casos muito específicos).

PS.: em outubro os alunos das escolas de São Paulo foram submetidos ao SARESP. Os resultados desta prova compõem um índice estadual de qualidade da educação e determina o pagamento de um bônus aos professores das escolas estaduais. Tive a oportunidade de ver as provas de história da 3ª série do ensino médio: mal elaboradas, com erros... uma prova simplesmente ridícula. Como ridículos são os discursos e as práticas educacionais em São Paulo e no restante do país.
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