Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band: 40

Há 40 anos, no dia 1º de junho de 1967, os Beatles lançavam o álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", com o qual mudaram a música moderna e influenciaram toda uma geração.

Gravado na véspera do "verão do amor", no início da era hippie, "Sgt. Pepper" rompeu os limites da música pop e conseguiu fazer com que um disco deixasse de ser uma simples reunião de canções para se transformar em uma obra de arte com identidade própria.

"Quando o observa através da perspectiva atual, se vê que 'Sgt. Pepper' foi como um ícone. Foi o disco daquela época e provavelmente mudou a forma de gravar, mas não o fizemos de forma consciente", afirma George Martin, produtor dos álbuns dos Beatles, na autobiografia do grupo, "Antologia".

As gravações do disco começaram no dia 6 de dezembro de 1966. No entanto, para compreender o processo criativo do álbum é necessário voltar alguns meses atrás - para o dia 29 de agosto do mesmo ano, data na qual os Beatles realizaram seu último show antes da composição desta obra prima.

Sem os compromissos de viagens, o quarteto de Liverpool pôde concentrar suas atenções para o estúdio e dedicar nove meses à gravação de seu novo disco.

Com a inestimável ajuda de George Martin, que antes trabalhou com música eletrônica, os Beatles deram liberdade à imaginação nos estúdios de Abbey Road de Londres.

Todas as vozes e os instrumentos que estão no disco foram submetidos a algum tipo de manipulação técnica e muitos efeitos foram acrescentados às canções para criar um som único.

"Sgt. Pepper" demorou mais de 700 horas para ser gravado e custou cerca de US$ 75 mil, números inéditos naquela época. Apenas quatro anos antes, os Beatles haviam gravado seu primeiro álbum, "Please Please me", num único dia.

Foi Paul McCartney quem propôs a seus companheiros que se "transformassem em outro grupo" e sugeriu o nome de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" ("A Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta", em tradução livre), inspirado nas bandas que surgiam nos Estados Unidos naquela época.

Gravaram a faixa título do álbum, uma canção que começava com o ambiente de um concerto - instrumentos sendo afinados, o barulho do público - e que emendava com "With a Little Help from my Friends", a segunda faixa do disco.

Esta foi outra novidade de "Sgt. Pepper": as canções se sucediam de forma contínua, sem interrupções.

A partir da terceira música --a composição de John Lennon "Lucy in the Sky with Diamonds"--, as faixas deixaram de ter uma ligação temática. "O disco ia transcorrer como uma ópera, mas depois dissemos: 'Ah, que se dane!'", declarou Ringo Starr.

A faixa que dá nome ao álbum volta a tocar numa versão mais rápida quase no fim do disco, que termina com "A Day in the Life", uma das parcerias de Lennon e McCartney.

Para apresentar as canções, os Beatles encomendaram a Peter Blake uma montagem fotográfica na qual os quatro integrantes do grupo aparecem vestidos com uniformes de guerra de cores chamativas e cercados por vários personagens. É a capa mais famosa da história.

"A mudança com relação aos álbuns anteriores dos Beatles foi tão radical que tivemos que escutá-lo várias vezes para aceita-lo", explicou o jornalista José Prieto, ao lembrar o efeito que o disco provocou nos fãs dos Beatles.

Desde então, não deixou de liderar as listas de melhores discos do rock e, quando completa 40 anos, continua sendo uma referência cultural.

[Folha On Line, 01/06/2007]

Curiosidades...
Considerado um dos melhores discos de todos os tempos, o Sgt Pepper's foi certa vez descrito por um crítico como "um momento decisivo na história da civilização Ocidental".

Veja quinze fatos por trás da música dos cinco rapazes de Liverpool:

- O Sgt Pepper's foi o oitavo álbum da banda.

- O disco foi gravado nos famosos estúdios de Abbey Road em um período de 129 dias, custando 25 mil libras (hoje, o equivalente a aproximadamente R$ 96 mil).

- O Pink Floyd estava gravando Piper at the Gates of Dawn no estúdio ao lado, ao mesmo tempo.

- Acredita-se que a idéia de fazer o disco como se Sergeant Pepper's fosse uma banda de verdade tenha sido de Paul McCartney.

- O álbum foi feito para ser tocado de uma vez só, do começo ao fim.

- Semanas depois do lançamento do disco, Jimi Hendrix já tocava a música-título em seus shows.

- Foi o primeiro álbum de rock a ganhar o Grammy de melhor disco do ano e de melhor disco contemporâneo.

- A revista Rolling Stone colocou o Sgt Pepper's em primeiro lugar numa lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

- O design da capa foi feito por Peter Blake: uma colorida colagem de fotografias de papelão em tamanho real de pessoas famosas, incluindo Marlon Brando e Karl Marx.

- A atriz Mae West inicialmente recusou aparecer na capa, mas mudou de idéia depois de receber uma carta dos Beatles.

- O design original foi modificado antes do lançamento do disco, com as imagens de Jesus e de Hitler sendo retiradas da foto.

- Havia rumores de que a música Lucy in the Sky with Diamonds seria uma referência à droga LSD. Lennon sempre negou isso, insistindo que a canção foi inspirada em um desenho feito por seu filho, Julian.

- A letra da música Being for the Benefit of Mr Kite foi adaptada quase que palavra por palavra de um antigo cartaz de circo, que John Lennon comprou numa loja de antigüidades.

- A voz de McCartney foi acelerada na canção When I'm 64 para que tivesse um som mais original.

- Com quase cinco milhões de cópias vendidas, Sgt Pepper's foi o álbum mais vendido na Grã-Bretanha em todos os tempos (excluindo coletâneas).


[site BBC, 01/06/2007]
0 Responses