Há 50 anos... Cadela Laika se tornava o primeiro 'terráqueo' a visitar o espaço

Há 50 anos, no dia 3 de novembro de 1957, o primeiro "terráqueo", a cadela Laika, foi enviado ao espaço a bordo de uma cápsula soviética e abriu simbolicamente - pagando com sua vida - o caminho das estrelas para os seres humanos.
De fato, um mês depois de ter lançado, em 4 de outubro, o primeiro satélite artificial da Terra, Sputnik-1, uma esfera de 83 kg repleta de antenas, os soviéticos enviaram o Sputnik-2, mais pesado (508 kg) e mais complexo, e com uma cadela viva instalada na cabine pressurizada.
O objetivo era duplo: confirmar, num momento em que se aproximava o 40º aniversário da Revolução de 1917, a superioridade da tecnologia da então União Soviética em relação à de seus adversários norte-americanos, e verificar se um organismo vivo podia suportar as condições espaciais.
A cadela se chamava Kudriavka, mas se tornou famosa sob o nome de Laika. Conta-se hoje que a pequena vira-lata com ares de fox-terrier foi capturada nas ruas de Moscou antes de ser enviada ao espaço.
No dia 3 de novembro de 1957, às 22h28 (hora local), Kudriavka-Laika, vestida com um macacão cheio de captores para transmitir seus batimentos cardíacos, sua pressão arterial e sua freqüência respiratória e colocada diante de uma câmera, deixou a Terra para uma viagem sem volta.
De acordo com as informações oficiais, Laika agüentou bem sua missão, em uma altitude de 1.600 km. Houve, porém, incertezas sobre seus últimos momentos de vida.
Alguns diziam que a cadela morreu tranqüilamente absorvendo veneno acrescentado a sua última ração, e outros explicavam sua morte pelo fim das reservas de oxigênio na cápsula espacial.
Foi preciso esperar 45 anos e um congresso sobre o espaço nos Estados Unidos, em 2002, até que um dos organizadores da missão, Dmitri Malashenkov, do Instituto de Biomedicina de Moscou, revelasse que Laika havia falecido após algumas horas de sofrimento logo depois da decolagem do foguete.
Assustada com os barulhos e as vibrações do foguete na hora do lançamento, a cadela ficou desesperada, e seu coração bateu três vezes mais rápido que o normal. Quando o foguete ficou em órbita, Laika se acalmou, mas problemas técnicos insuperáveis surgiram.
A isolação térmica de sua cabine havia sido parcialmente arrancada na hora do lançamento. Depois de quatro horas, a temperatura a bordo atingiu 41°C e continuou subindo. Passadas cinco horas, Laika não deu mais sinal de vida.
Seu túmulo celeste girou em cima da Terra até o dia 14 de agosto de 1958, quando se consumiu na atmosfera.
A missão foi um fracasso parcial, mas seus ensinamentos permitiram enviar outros cães ao espaço e, sobretudo, trazê-los de volta para a Terra sãos e salvos. O acesso do homem ao espaço se tornou realidade com o vôo de Yuri Gagarin, no dia 12 de abril de 1961.
(AFP)


0 Responses