Março na História

MUNDO
dia 01 1692 - Acusada por garotas da cidade de Salem (Massachusetts, EUA) de fazer rituais de magia, Tituba, uma escrava negra, confessa a prática de feitiçaria. O fato desencadeou uma onda de acusações contra diversos moradores da cidade, no episódio conhecido como o das "Bruxas de Salem".

Saber mais...dia 01 1870 - Acontece o combate derradeiro da Guerra do Paraguai, em Cerro Cora, na região nordeste daquele país. O ditador paraguaio Solano López acaba morto e a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai, sai vitoriosa do conflito.
Para saber mais,
clique aqui...

dia 01 1999 - Entra em vigor o Tratado de Ottawa. Ratificado por 65 países, entra em vigor o Tratado de Ottawa, proibindo o uso, produção, comércio e estoque de minas terrestres. O acordo havia sido assinado em 3 de dezembro de 1997.

dia 02 1919 - Acontece primeiro Congresso da Terceira Internacional Comunista.
Em Moscou, os integrantes da Terceira Internacional Comunista fazem sua primeira reunião. O principal objetivo da organização, criada após a vitória dos comunistas na Revolução Russa, era criar uma União Mundial das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Saber mais,
clique aqui. Baixe um texto especial [clique aqui com o botão direito do mouse e escolha Salvar destino como...]

dia 05 1953 - Morre, na União Soviética, Josef Stálin.

dia 05 1970 - Entra em vigor o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares. Assinado ao mesmo tempo em Washington, Moscou e Londres, em julho de 1968, o TNP (Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares) entra em vigor. Durante a década de 1970, mais 120 países adeririam ao acordo.

dia 09 2001 - A milícia Talibã destrói com morteiros a cabeça da maior estátua de Buda do mundo, no vale de Bamiyán, centro do Afeganistão. Esculpido há mais de 1500 anos, o monumento tinha 50 metros de altura.

dia 11 2004 - Três dias antes das eleições para o governo da Espanha, uma série de explosões em trens de Madri matam mais de 202 pessoas. O medo do terror toma o país e se reflete nas urnas. Os governistas do Partido Popular, do premiê José Maria Aznar, favoritos antes do atentado, são derrotados pelos socialistas de José Luiz Rodriguez Zapatero.

dia 12 1938 - Alemanha nazista anexa a Áustria.
O chanceler austríaco Kurt Schuschnigg perde o controle do país para o exército nazista e o país é anexado à Alemanha. A Áustria havia tentado firmar um acordo de trégua com Hitler, que previa a entrada dos nazistas no seu governo e anistia para os criminosos, em troca de uma não-intervenção alemã na crise política do país.

dia 14 1879 - Nasce Albert Einstein.
O físico e matemático alemão Albert Einstein. Seu trabalho científico mais conhecido é a Teoria da Relatividade, que mudou as idéias sobre o espaço, o tempo e a natureza do universo. O reconhecimento de seus estudos veio em 1921, com o Prêmio Nobel da Física.

dia 16 37 - Em Roma, morre Tibério Júlio César Augusto, segundo imperador romano da dinastia Julio-Claudiana. Seus últimos anos no poder foram marcados pela tirania e terror. Com sua morte, Calígula torna-se imperador.

dia 16 1968 - Massacre de My Lai.
Durante a Guerra do Vietnã, tropas norte-americanas matam 109 vietnamitas, a maioria mulheres e crianças, na aldeia de My Lai. No meio do massacre, porém, surgem alguns heróis americanos: Hugh Thompson Jr, Lawrence Colburn e o chefe de tripulação Glenn Andreotta encontram as tropas de seu país, pousam o helicóptero e apontam suas armas para os soldados que cometiam a chacina, conseguindo salvar alguns civis.

dia 17 1992 - Plebiscito aprova fim do apartheid na África do Sul.
A consulta aos eleitores na África do Sul mostrou que 68,7% deles estavam a favor das reformas propostas pelo presidente Frederik de Klerk, que previam o fim do apartheid. Ao convocar o plebiscito, três semanas antes, Klerk ameaçou renunciar à presidência caso recebesse um veto.

dia 18 1314 - Em Paris, o grão-mestre dos Cavaleiros Templários, Jacques de Molay, é queimado vivo numa ilha do rio Sena. A morte marca o fim da campanha de Felipe IV, o Belo, rei da França, contra a ordem católica.

dia 18 1965 - Homem passeia pelo espaço pela primeira vez.
O cosmonauta soviético Alexei Leonov torna-se o primeiro homem a sair de uma espaçonave em órbita e passear flutuando pelo espaço sideral. Preso por um fino cabo flexível, ele permaneceu no espaço por cerca de dez minutos.

dia 20 1916 - Após divulgar a Teoria da Relatividade Restrita em 1905, Albert Einstein publica, na revista científica alemã Annalen der Physik, a Teoria Geral da Relatividade.
O novo trabalho amplia seus conceitos anteriores. Levando em conta as idéias de Isaac Newton, que pensara a gravitação como uma força que agia à distância entre os corpos, Einstein ousou. Sua teoria propunha que a gravidade não é uma força, mas sim o resultado de uma geometria invisível do espaço. Corpos como os planetas fazem o espaço ao seu redor "entortar", como um peso sobre uma superfície macia — a deformação seria a gravidade. As interações entre dois corpos passam a ser explicadas pela influência destes sobre o tempo-espaço.

dia 20 1932 - Zeppelin faz primeiro vôo regular para a América do Sul. Inventado pelo general alemão Ferdinand von Zeppelin, o dirigível Graf Zeppelin inicia uma rota de vôos comerciais regulares para América do Sul.

dia 20 1995 - A seita Aum Shinrikyo (Ensinamento da Verdade Suprema) promove ataques ao metrô da capital japonesa, Tóquio, com o gás sarin. Cerca de 6 mil pessoas ficaram feridas e 12 morreram.

dia 20 2003 - Tem início a Guerra do Iraque.
Ao fim do prazo de 48 horas dado pelo presidente George W. Bush para que Saddam Hussein abandonasse o país, os EUA lançam o primeiro ataque contra a capital iraquiana e iniciam a guerra, que continua até hoje.

dia 21 1685 - Nasce o compositor alemão, Johann Sebastian Bach.
Suas obras refletem os postos que ocupou: cantatas sacras; motetos, obras para órgão e coro a serviço da igreja; trabalhos de câmara e orquestrais. Entre suas composições mais conhecidas estão "Missa em Si Menor", "Magnificat" e "Paixões Segundo São João e São Mateus", todas inspiradas em sua crença protestante.

Saber mais...dia 24 1976 - Golpe militar na Argentina.
Um golpe militar, liderado pelo general Jorge Rafael Videla, comandante do exército, tira do poder a então presidente da Argentina Isabelita Perón. Os golpistas prenderam Isabelita, destituíram os governadores, dissolveram o Senado e a Câmara, decretaram a pena de morte e fecharam partidos e sindicatos.dia 28 1946 O militar Juan Domingo Perón é eleito como o novo presidente da Argentina. Neste primeiro mandato, ele ficaria no poder até 1955. Anos depois, Perón voltaria para governar o país entre 1973 e 1974. [Clique na imagem para saber mais]


BRASIL
dia 01 1565 - Fundação da cidade do Rio de Janeiro por Estácio de Sá.

dia 01 1910 - Hermes da Fonseca é eleito presidente da República
Com 403 mil votos, o marechal Hermes da Fonseca derrota o senador Ruy Barbosa, que obteve 223 mil votos, na eleição para a Presidência da República. Sobrinho de Manuel Deodoro da Fonseca, o novo presidente tomou posse do cargo em 15 de novembro.

dia 04 1910 - Nasce Tancredo de Almeida Neves.

dia 04 1974 - Inauguração da ponte Presidente Costa e Silva, que liga o Rio de Janeiro a Niterói.

dia 05 1887 - Nasce, no Rio de Janeiro, o compositor Heitor Villa-Lobos.

Saber mais...dia 06 1817 - Irrompe, em Pernambuco, a Revolução Pernambucana.
Saiba mais clicando na imagem...

dia 07 1821 D. João VI assina decreto tratando de seu retorno a Portugal e encarregando o príncipe D. Pedro da regência do Brasil.

Saber mais...dia 07 1990 - No Rio de Janeiro, morre o líder comunista Luís Carlos Prestes.
Comandante da Coluna Prestes, ele liderou, em 1935, o golpe conhecido como Intentona Comunista, que fracassa e o coloca na prisão. Perseguido durante o regime militar, em 1971 é exilado, retornando ao país oito anos mais tarde com a anistia.

Para saber mais, clique na imagem...

dia 08 1808 - O príncipe regente D. João VI desembarca no Rio de Janeiro.

dia 09 1500 - A frota comandada por Pedro Álvares Cabral parte de Lisboa.

dia 11 1970 - Cônsul do Japão no Brasil é seqüestrado.
Nobuo Okushi, cônsul-geral do Japão no Brasil, é seqüestrado por integrantes da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), em São Paulo. Quatro dias depois, ele seria libertado em troca de prisioneiros políticos.

dia 12 1535 - Fundação de Olinda, primeira sede da Capitania de Pernambuco.

dia 13 1831 - Partidários e adversários do imperador entram em conflito pelas ruas do Rio de Janeiro, fato conhecido como Noite das Garrafadas.

dia 15 1900 - Nasce, no Recife, Gilberto Freyre, autor do clássico Casa-grande & Senzala.

dia 15 1967 - É promulgada a Lei de Segurança Nacional.
Por meio do Decreto-Lei nº 314, entra em vigor no país a nova Lei de Segurança Nacional. A partir daquele momento, todos os cidadãos são responsáveis pela segurança do país. A lei ainda trouxe grande parte da doutrina da Escola Superior de Guerra.

dia 15 1975 - Sob o nome de Estado do Rio de Janeiro, os territórios da Guanabara e do Rio de Janeiro se fundem. Após uma rápida cerimônia de posse, o almirante Faria Lima torna-se o primeiro governador do novo Estado.

Saber mais...dia 16 1838 - Fim da Sabinada, revolta pela autonomia política da Bahia.
Para saber mais, clique na imagem.


Saber mais...dia 17 1825 - Executados, no Rio de Janeiro, João Guilherme Ratcliff, Joaquim da Silva Loureiro e João Metrowich, implicados na Confederação do Equador, deflagrada no ano anterior nas províncias do nordeste.
Clique na imagem para saber mais...

dia 18 1605 - Lei proíbe que navio ou súdito estrangeiro viajem ao Brasil ou aqui permaneçam.

dia 19 1870 - O guarani, ópera de Carlos Gomes, estréia no Teatro Scala, em Milão.

dia 20 1953 - Morre o escritor Graciliano Ramos.

dia 22 1941 - O navio brasileiro Taubaté é metralhado por aviões alemães quando navegava no mar Mediterrâneo.

dia 23 1935 - Fundação da Aliança Nacional Libertadora.


Saber maisdia 25 1922 - No Rio de Janeiro, surge o Partido Comunista do Brasil.
A fundação do novo partido tinha como objetivo promover no Brasil uma revolução proletária que substituísse a sociedade capitalista pela socialista.
Clique na imagem para saber mais.

dia 27 1867 - Firmado o Tratado de Ayacucho, pelo qual o Brasil reconheceu a posse do Acre à Bolívia.

dia 28 1951 - Morre Oliveira Viana, historiador, sociólogo e bacharel em direito.

dia 29 1549 - Chegam ao Brasil os primeiros jesuítas, com a esquadra comandada por Tomé de Sousa que aporta na Bahia.

dia 30 1818 - Alvará proíbe as "sociedades secretas debaixo de qualquer denominação que seja".

dia 31 1964 - Morre Nilo Peçanha. Vice-presidente de Afonso Pena, assumiu a presidência de 1909 a 1910.

dia 31 1964 - Golpe civil-militar põe fim ao governo de João Goulart e inaugura regime ditatorial que duraria 21 anos.

[Fontes: Fontes: Revistas Aventuras da História (março 2006, 2007); Nossa História (março 2006) e Revista de História (março de 2006)]



1 Response
  1. Adorei seu blog, é maravilhoso, rico, vou voltar muitas vezes. parabéns.meu blog é marthacorreaonline.blogspot.com